Estudo Plural

Prevalência e prognóstico de covid-19 e IST entre pessoas transexuais, trabalhadores do sexo e do entretenimento adulto

O Estudo Plural vai verificar prevalência e prognóstico de covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre pessoas transexuais, trabalhadores do sexo e do entretenimento adulto: biomarcadores imunológicos e bioquímicos.

Por meio de análises de biologia de sistemas, o Estudo Plural pretende identificar os níveis plasmáticos de mediadores inflamatórios, biomarcadores capazes de predizer e caracterizar falhas de tratamentos e prognósticos de gravidade em doenças no contexto de vulnerabilidade social, como as IST; também vai estudar a usabilidade de teste rápido de antígeno para covid-19 em pessoas que se identifiquem como transexuais, profissionais do sexo e do entretenimento adulto.

Objetivo
Analisar a usabilidade do teste rápido de antígeno como autoteste para covid-19, vulnerabilidades à coinfecção por covid-19 e IST; também, determinar biomarcadores inflamatórios preditores de gravidade destas doenças e de falha de tratamento, entre transexuais, trabalhadores do sexo e de entretenimento adulto. 

O estudo vai, ainda:

  • Caracterizar participantes da pesquisa segundo características sócio-demográficas e situação de exposição e vulnerabilidade; 
  • Estimar a prevalência de covid-19, hepatites virais, sífilis e HIV; 
  • Analisar vulnerabilidades para infecção e disseminação da covid-19, hepatites virais, sífilis e HIV; 
  • Identificar preditores de gravidade da covid-19 em coinfecções; 
  • Analisar biomarcadores inflamatórios correlacionados com comorbidades e de falhas de tratamento; 
  • Avaliar a usabilidade do teste rápido de Covid-Ag como autoteste.

Para o Estudo Plural serão recrutadas 1.500 pessoas transexuais, trabalhadores do sexo e do entretenimento adulto para serem inseridas no estudo. Estão envolvidas equipes da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Cultural Barong, Instituto Adolfo Lutz (IAL) , GERMSURE, CRT-DST/aids.

Participam do projeto de pesquisa sete alunos de graduação e seis alunos de pós-graduação. São dez bolsas de estudo disponibilizadas para execução do projeto. Além destes, 20 profissionais participam do projeto.

Aspectos éticos
Em consonância com a legislação que regulamenta as pesquisas científicas que envolvem seres humanos, disposta na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, sob protocolo CAAE# 51994921.7.0000.5407. A coleta de dados será realizada após concordância e assinatura voluntária do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), em duas vias, ficando uma cópia com o/a participante e outra com o entrevistador. Para aqueles que não têm domínio da leitura (analfabetos e /ou analfabetos funcionais) será utilizado a autenticação digital. A todos os participantes da pesquisa será garantido o caráter sigiloso das informações e o anonimato.

Local do Estudo
O estudo será realizado na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, que tem uma população estimada de 20 milhões de habitantes, e absorve ainda um grande contingente de pessoas transexuais, e de trabalhadores do sexo e do entretenimento adulto.  Os locais de coleta dos dados serão os de maior circulação da população alvo do estudo, como Largo do Arouche, Rua Moisés Kaufmman, Avenida Indianópolis, Alameda Casa Branca, Rua Frei Caneca, entre outros locais. Será realizado também no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT) do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT), localizado na Rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana, São Paulo-SP.

População e amostra do estudo
A amostra será não probabilística eleita por conveniência, selecionando as unidades amostrais mais convenientes para o estudo, determinada pelos recursos disponíveis para o desenvolvimento da investigação. Serão arroladas 1500 pessoas transexuais masculinos e femininas, e trabalhadores do sexo (cis e trans) e do entretenimento adulto, utilizando da estratégia bola de neve (Patton, 2002) com os trabalhadores do sexo e do entretenimento adulto, e por conveniência com as pessoas transexuais, atendidas no Ambulatório TT. A amostra será intencional, e as pessoas serão incluídas na medida que forem sendo convidadas. Como critérios de exclusão, não participarão do estudo pessoas menores de 18 anos, grávidas, ou sob efeito de álcool e/ou entorpecentes, identificadas pelos entrevistadores.

Pesquisadores responsáveis
Profa. Dra. Ana Paula Morais Fernandes  
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1471172131479930 

Nome: Prof. Dr. Carlos Arterio Sorgi
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3593958639078623

CONTATE-NOS
Barong - 2018