Notícia

Trump planeja acabar com a epidemia de aids nos EUA até 2030

26 nov, 2019 | Fonte: Agência Aids

O foco do plano do presidente Trump para interromper a transmissão do HIV nos Estados Unidos será em 48 municípios, onde cerca de metade das novas infecções ocorrem, disseram autoridades do governo na terça-feira.

O objetivo é reduzir as novas infecções em 75% ao longo de cinco anos e “acabar com a epidemia de aids na América ”até 2030, disse Alex M. Azar II, o secretário de saúde e serviços humanos, que coordenou o desenvolvimento do plano ambicioso, delineado por Trump em seu discurso do Estado da União.

As associações e especialistas consideram o projeto ambicioso e saudaram a iniciativa do presidente norte-americano, mesmo que ele não tenha dado detalhes sobre as medidas concretas e que tenha ameaçado, no passado, cortar os investimentos na prevenção da doença.

“Controlar o HIV em uma década é uma tarefa gigantesca, mas nós aplaudimos a vontade demonstrada por Trump”, declarou Michael Weinstein, presidente da AIDS Healthcare Foundation, organização de prevenção que administra 64 centros médicos nos Estados Unidos.

Segundo as associações, as autoridades também devem promover a profilaxia pré-exposição (PrEP), um tratamento preventivo vendido com receita médica e reembolsado. Usado atualmente principalmente por homens que fazem sexo com homens, este medicamento é considerado quase 100% eficaz contra o risco de infecção.

No entanto, de acordo com o site prepwatch.org, seis anos depois de sua autorização nos Estados Unidos, apenas 220.000 pessoas o utilizaram até agosto de 2018, um número considerado muito baixo pelas associações.

As novas infecções no país nos últimos anos permaneceram aproximadamente no mesmo nível, cerca de 40.000 por ano. “Estamos comprometidos em garantir que a próxima geração não enfrente uma epidemia de aids ”, disse Azar.

Autoridades planejam uma ofensiva contra o HIV com a precisão de uma campanha militar. Eles pretendem implantar pelotões de agentes comunitários de saúde para intensificar a prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções.

“Os avanços científicos aproximaram o que uma vez foi um sonho distante. A minha proposta de orçamento pedirá a democratas e republicanos que façamos o compromisso necessário para eliminar a epidemia de HIV no prazo de 10 anos”, antecipou Trump.

Azar disse que Trump buscaria novos fundos substanciais para o esforço, mas ele se recusou a dizer o quanto. Robert R. Redfield, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse que a agência fará um esforço agressivo para diagnosticar infecções em áreas de “pontos estratégicos”.

“Não é uma tentativa de ir para todo o país”, disse Redfield. “É uma tentativa de ultrapassar 48 municípios em mais de 3.000” nos Estados Unidos. Dos 48 condados, o top 10 – classificado pelo número de diagnósticos de HIV em 2016 e 2017 – são os municípios que incluem Los Angeles; Miami; Houston; Chicago; Dallas; Fort Lauderdale, Flórida; Brooklyn; Atlanta; Fénix; e o Bronx.

Outros alvos incluem Las Vegas; Queens County e Manhattan, em Nova York; Washington DC.; Detroit; Newark; Condados de Prince George e Montgomery em Maryland; São Francisco; Baltimore; e San Juan, P.R.

CONTATE-NOS
Barong - 2018