Notícia

BARONG capacita 140 técnicos, professores e alunos na região do Araguaia, sul do Pará

05 maio, 2022 | Fonte:

Nas duas últimas semanas, a equipe do “Projeto Juventude! A nossa vez” esteve na região do Rio Araguaia, sul do estado do Pará.

Em Conceição do Araguaia, cidade de vocação predominantemente agropecuária, à beira do Rio Araguaia, nossa equipe ministrou capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção ao Abuso de Álcool e Outras Drogas e uma oficina de Atualização em HIV/aids para professores da Secretaria Municipal de Educação.

As capacitações também foram oferecidas a alunos do Instituto Federal do Pará. Estas são atividades do “Projeto Juventude! A nossa vez”, financiado pela Horizonte Minerals.

Nas capacitações da semana passada, o número de participantes superou as expectativas da equipe, ficando acima do previsto. “Foram 72 horas de capacitação em cinco dias intensos de aprendizados e reflexões e, por fim, planos para desenvolver ações locais”, disse Silvia Almeida, que deu seu depoimento pessoal falando sobre HIV e Ativismo, o que traz uma identificação imediata com as mulheres e derruba a barreira do diagnóstico e da prevenção ao vírus que provoca a aids.

“Nestas 72 horas, capacitamos 140 pessoas, entre técnicos e professores da Secretaria de Educação e alunos e docentes do Instituto Federal do Pará”, contou a assistente social Marta Mc Britton, presidente do BARONG.

“A fala das professoras foi uma surpresa! Já fiz várias capacitações e, com certeza, a delicadeza e reciprocidade das professoras superou minhas expectativas. Fomos muito bem recebidas pela Secretaria de Educação do Município de Conceição do Araguaia. Bacana mesmo!”, relatou, depois de receber um kit com um mousepad, bloquinhos marcadores de várias cores, régua, lápis e borracha de presente das professoras do município.

Na terça-feira (3), na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nova República, na zona rural da cidade, com a música “Dias Melhores”, do Jota Quest, e a entrega de um espelho a cada participante – para que possam ver a pessoa mais importante de suas vidas – nossa equipe finalizou mais uma fase do projeto.

Metodologias inovadoras
As metodologias inovadoras da psicóloga, sexóloga e educadora Regiane Garcia, também vice-presidente do BARONG, trazem para o conteúdo de saúde sexual e reprodutiva jogos didáticos “Direitos e silêncios das mulheres” e Direitos e preconceitos sobre LGBTQIAP+” aplicados nas oficinas.

Ainda estão no conteúdo, oficinas sobre Uso do Preservativo Interno (também chamado de camisinha feminina), Gênero e Sexualidade, Redução de Danos para o abuso de álcool e outras drogas, e Sexualidade e Mídias Sociais na Pandemia de covid-19. Nas atualizações sobre HIV/aids, as estratégias de prevenção combinada, profilaxias pré e pós exposição ao HIV, testagem e diagnóstico, e HIV e ativismo.

Missão cumprida.

CONTATE-NOS
Barong - 2018